A dor é uma experiência sensitiva desagradável que o corpo transmite para dizer que algo não está bem. Na maioria das vezes, associada a uma lesão tecidual ou doença, assim que controlados, os sintomas de dor e desconforto cessam. No entanto, quando ela dura de três a seis meses ou mais é chamada de dor crônica. O tratamento da dor crônica é multidisciplinar e geralmente é acompanhado pela psiquiatria quando relacionada a sofrimento intenso e psíquico ocasionando quadros de ansiedade e depressão.

O que é dor crônica?

Como o próprio nome já diz, a dor crônica é uma dor originada no sistema nervoso central que persiste por meses ou pela vida toda. Diferente da dor aguda, a dor crônica não tem alívio permanente ou cura e pode estar relacionada a outras doenças, no entanto é também representada como a própria doença em si, tornando-se uma síndrome associada a fatores ambientais, psicológicos e físicos como a sídrome da fadiga crônica, síndrome dolorosa miofacial, tendinite e disfunção da articulação temporomandibular, doença inflamatória do intestino e fibromialgia.

Sintomas da dor crônica

A dor crônica pode ocorrer de forma isolada inicialmente, mas frequentemente surge associada a outros sintomas como:

• Cansaço, desânimo e fadiga crônica
  • Perda de apetite e irritabilidade
  • Distúrbios do sono como insônia
  • Diminuição da libido e disfunções sexuais
  • Problemas psicossociais como ansiedade e depressão

O conjunto desses fatores é chamado de síndrome da dor crônica, fatores que atrelados a dor constante e persistente podem ser incapacitantes, além do prejuízo psicológico afetar o bem-estar geral e interferir negativamente na vida social e profissional.

Diagnóstico da dor crônica

O diagnóstico de dor crönica é geralmente realizado através de uma equipe multidisciplinar. Inicialmente é necessária uma avaliação neurológica a fim de descartar doenças ou lesões no sistema nervoso central ou periférico. No entanto, a análise e acompanhamento psicossocial é essencial para o diagnóstico da dor crônica.

As raízes da dor crônica podem ter origem física ou mental. Ainda que a dor tenha início em um componente físico como lesão ou trauma, os problemas psicossociais sempre acabam interferindo no processo da dor.

Assista ao vídeo no Youtube