Recentemente oficializada como doença do trabalho ou ocupacional a partir da nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional já é conhecida há bastante tempo pela psiquiatria como o resultado do estresse crônico não gerenciado com sucesso dentro do ambiente de trabalho.

O que é a Síndrome de Burnout?

A síndrome de Burnout basicamente se trata da estafa física e mental ocasionada gradualmente por conta de desajustes que geram o estresse constante e prolongado dentro do ambiente de trabalho.

O esgotamento profissional pode ser descrito não apenas pelo excesso de horas de trabalho, mas como o conjunto de sintomas gerados pelo estresse e tensão emocional bastante comuns em algumas profissões. Atualmente devido ao home office, o burnout passou a ser percebido também devido ao acúmulo de funções de trabalho juntamente com as atividades domésticas e educação dos filhos, especialmente nas mulheres.

Sintomas da Síndrome de Burnout

Os sintomas da síndrome de burnout podem ser físicos ou psicológicos e, na maioria das vezes, geram grande sofrimento como:

• Cansaço mental e físico excessivos
  • Apatia e desânimo
  • Insônia
  • Perda de apetite
  • Irritabilidade e agressividade
  • Isolamento social
  • Crises de choro
  • Aumento da ansiedade e depressão

Esses sintomas geralmente levam a perda de prazer na atividade profissional e algumas vezes o quadro leva a fobia ao local de trabalho e a casos depressivos severos que levam ao adoecimento físico e mental.

Assista ao vídeo no YOUTUBE

Quando e onde você mais precisar