O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA) é um transtorno neurobiológico que se apresenta principalmente através de características como desatenção, impulsividade e hiperatividade, prevalecendo dois ou mais sintomas combinados. Aparece frequentemente na infância, em especial na fase de escolar, porém podem acompanhar o indivíduo pela adolescência e fase adulta, especialmente se não forem identificados e tratados, prejudicando a vida profissional e pessoal ocasionando por vezes, frustração, baixa autoestima e até depressão.

Sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção

Apesar de semelhantes, o Déficit de Atenção tem diferentes subtipos (Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade) que podem ser combinados, fazendo com que a pessoa apresente diferentes graus de comprometimento e intensidade.

Desatenção: Maior dificuldade de concentração e organização das atividades e pertences. Se distraem com facilidade e frequentemente esquecem o que tinham que fazer ou cometem erros por descuido e desatenção.

Hiperatividade: Apresentam bastante agitação, inquietude e geralmente falam bastante.

Impulsividade: Impaciência e precipitação são os sinais mais marcantes fazendo com que cometam atitudes sem pensar e, por vezes, não consigam esperar ou ouvir as perguntas antes de falar.

Diagnóstico do Déficit de Atenção

Os primeiros sinais são percebidos pelos pais, responsáveis ou professores nos primeiros anos de vida e devem ser considerados se percebidos em pelo menos dois ambientes diferentes (casa, escola, lazer, trabalhos) durante, pelo menos, seis meses.

O diagnóstico, no entanto, deve ser realizado por especialistas com base nos critérios estabelecidos pelo DSM.IV, pois avaliações precipitadas podem confundir e retardar o tratamento correto.

Quando e onde você mais precisar

41 99664-5817