Aumento na compra de medicamentos controlados para saúde mental já era sentido no ano de 2019.

Dados de 2020 do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), acendem um sinal de alerta para a saúde mental em curitibanos. Dos dez medicamentos controlados mais vendidos na cidade, oito tratam de doenças relacionadas com saúde mental. O líder da lista é o Hemitartarato de Zolpidem, um indutor para o sono.

De acordo com a psiquiatra e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo, Raquel Heep, os dados preocupam e mostram o forte reflexo da pandemia entre os moradores da cidade. “Sem dúvida o ano de 2020 teve um crescimento que a própria ABP [Associação Brasileira de Psiquiatria] percebeu, tanto de agravamento de pacientes que já estavam em tratamento, quanto de novos casos. Eu trabalho no SUS e isso é percebido também na rede pública. Em todo o mundo tivemos aumento de doenças relacionadas a saúde mental, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo suicídio. A lista de medicamentos também é reflexo disso”, explicou.

Segundo Heep, porém, não é possível atribuir as causas apenas à pandemia, já que o aumento na compra de medicamentos controlados para saúde mental já era sentido no ano de 2019.

Os dados de Curitiba vão de encontro com pesquisa realizada no ano passado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado pela revista The Lancet. De acordo com o artigo, os casos de depressão aumentaram 90% e o número de pessoas que relataram sintomas como crise de ansiedade e estresse agudo mais que dobrou entre os meses de março e abril do ano passado.

Alerta

Apesar do aumento expressivo de casos, Heep alerta para a necessidade de busca para tratamento adequado. “Infelizmente nem sempre os medicamentos são devidamente prescritos, já que às vezes há banalização e qualquer médico prescreve, mesmo sem um estudo mais aprofundado como o de um psiquiatra. Muitas vezes é apenas um sofrimento humano, uma ansiedade passageira, mas não uma doença. Nesses casos é preciso cuidado ao prescrever um medicamento que pode causar dependência”, concluiu.

Lista

Confira a lista dos medicamentos controlados mais vendidos de Curitiba, segundo o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados:

Hemitartarato de Zolpidem (indutor do sono) – 303.749 caixas (caixas)

Cloridrato de Sertralina (antidepressivo/ansiedade ou crises de pânico) -224.586

Clonazepam (Rivotril – ansiolítico do tipo benzodiazepínicosedativo) – 215.507

Oxalato de Escitalopram (antidepressivos/ansiedade ou crises de pânico) – 193.339

Hemifumarato de Quetiapina (estabilizador de humor) – 145.756

Azitromicina di-hidratada (antibiótico) – 134.126

Alprazolam (ansiolítico do tipo benzodiazepínico /sedativo) – 114.493

Cefalexina monoidratada (antibiótico) – 113.181

Cloridrato de Venlafaxina (antidepressivo) – 113.181

Cloridrato de fluoxetina (antidepressivo) – 104.569