A fibromialgia é uma doença crônica que afeta principalmente o sistema nervoso central, mas também musculoesquelético, resultando em dor generalizada e outros sintomas associados.

No entanto cada pessoa pode sentir sintomas em intensidades distintas também.

Dor Muscular Generalizada

A dor muscular é a característica central da fibromialgia e pode ser escrita como uma dor profunda, difusa e muitas vezes vem acompanhada de sensações de queimação, rigidez e sensibilidade extrema. A dor pode variar em intensidade e pode se deslocar de um local para outro ao longo do tempo.

Dores de Cabeça

As dores de cabeça na fibromialgia podem variar de dores de cabeça tensionais a enxaquecas. Essas dores de cabeça podem ser crônicas e persistentes.

Ombros e Cotovelos

A dor nos ombros e cotovelos pode ser intensa e muitas vezes é descrita como uma sensação

de pressão, aperto, queimação ou rigidez.

Mãos, pés e joelhos

Dores nas articulações podem vir acompanhadas de formigamento, sensação de inchaço e dificuldade em realizar tarefas simples. Muitas vezes também se percebe redução de força muscular.

Extrema Fadiga

A fadiga associada à fibromialgia é debilitante e uma das principais características é a ausência de melhora significativa mesmo após o repouso. Muitos pacientes relatam sentir-se cansados o tempo todo, mesmo após uma boa noite de sono. Aliás a insônia também é uma característica importante, com microdespertares causados pela dor.

Depressão e Ansiedade

A fibromialgia está associada frequentemente a sintomas de e ansiedade, incluindo tristeza persistente, falta de interesse em atividades anteriormente apreciadas, isolamento social e preocupação constante e desproporcional.

Síndrome do Instestino Irritável

Alguns pacientes experimentam sintomas de síndrome do intestino irritável, como cólicas abdominais, diarreia ou constipação intercalada.